Home Destaques Homenagens a Augusto Ruschi no Dia do Meio Ambiente

 Solenidade marcou a abertura das atividades que serão realizadas em Santa Teresa até dezembro para lembrar o centenário do Patrono da Ecologia no BrasilSONY DSC

Em 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Mas a data ganhou um novo significado em 1986, quando o naturalista Augusto Ruschi, que se dedicou e lutou pela preservação da natureza, tornando-se o Patrono da Ecologia no Brasil, era sepultado.
Cercada de simbolismos, a data foi escolhida neste ano para abertura das comemorações do Centenário de Augusto Ruschi. Se estivesse vivo, ele completaria 100 anos em dezembro, e até lá sua memória será reverenciada em uma série de eventos.

A primeira homenagem foi realizada pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) ­­– o antigo Museu de Biologia Professor Mello Leitão, criado pelo cientista em Santa Teresa em 1949 –, em parceria com a Associação de Amigos do Museu (Sambio).

Augusto Ruschi era um visionário. Ele produziu ciência nessa região, o que é uma marca internacional para Santa Teresa e o Espírito Santo. Paulo Hartung, governador do Estado do Espírito Santo

Durante o evento, foi lançada a Agenda Comemorativa do Centenário, em sessão solene, que teve a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o governador Paulo Hartung.
“É muito importante estarmos aqui iniciando as comemorações dos 100 anos de Augusto Ruschi, que teve em sua trajetória uma ação que carrega a marca do pioneirismo. Quando poucos brasileiros discutiam o tema ambiental, ele já tinha uma liderança, um protagonismo importante. Celebrar esses 100 anos é celebrar o trabalho, a luta, a militância e a dedicação de alguém que era um visionário”, afirmou Hartung.

O diretor do INMA, Helio de Queiroz Boudet Fernandes, lembrou da criação do museu, que, segundo ele, vem sobrevivendo graças ao ideal de conservação da natureza de seu fundador. “Esse ideal ultrapassa fronteiras, ele é planetário. Instalou-se aqui em Santa Teresa, no Espírito Santo e permanece muito forte”, ressaltou.
Viúva de Ruschi e também dedicada ao museu, Marilande Angeli se emocionou com as homenagens. “Tive o grande prazer de ouvir falas que demonstram carinho por ele. Ruschi deixou um legado que permite que seja lembrado, e essa memória será preservada”, afirmou.

Este evento foi a primeira das homenagens que serão dedicadas a Augusto Ruschi neste ano.  Queremos que ele sempre seja lembrado. Marilande Angeli, viúva de Augusto Ruschi

Frei José, que prestigiou a solenidade, destacou a contribuição do naturalista para a conservação do meio ambiente. “Ele carregou a bandeira da defesa da natureza. Santa Teresa é uma privilegiada. Se hoje o município se conserva tanto, é graças a Augusto Ruschi”, ressaltou.
Morador do município, o professor Antonio Zurlo também participou da homenagem. “Augusto Ruschi tanto lutou pelo meio ambiente e não pensava em dinheiro, riqueza. Foi um batalhador e devemos agradecer muito ao empenho dele no sentido de preservação da natureza, que é nossa própria vida.”

Quem foi Augusto Ruschisanta-noticia_rogeriomedeiros (3)

Nascido em Santa Teresa, no dia 12 de dezembro de 1915, Augusto Ruschi teve uma vida marcada pelo amor à
natureza. Estudou diversas espécies de plantas e animais, tornando-se mais conhecido por seus estudos com orquídeas e beija-flores.
Defensor incansável da natureza, teve papel fundamental na criação de áreas de conservação no Espírito Santo. Morreu em 3 de junho de 1986 e foi sepultado no Dia Mundial do Meio Ambiente, na Estação Biológica de Santa Lúcia, onde realizou várias pesquisas.

Paulo Bonino, fotógrafo e amigo

santa-noticia_fredcolnagoDurante as homenagens a Augusto Ruschi, também foi aberta a exposição fotográfica “Meu Caro Amigo”, de Paulo Bonino, no Museu de Biologia Mello Leitão. Natural de Santa Teresa, o fotógrafo registrou a beleza dos beija-flores e o trabalho de Ruschi nos anos 80, época em que acompanhava as atividades do ambientalista.

 

 

 

 

Matéria publicada na edição 13, mês junho/2015, página 5 do Jornal Santa Notícia.
Fundador e desenvolvedor do projeto Santa Notícia, empresário, designer gráfico e publicitário.

=)